Na semana passada, mostramos o trabalho do artista visual Danila Tkachenko, de Moscou, cujo projeto "Monuments" se apropria de igrejas ortodoxas abandonadas com estruturas efêmeras abstratas. Outro trabalho de Tkachenko, intitulado “Restricted Areas”, é igualmente impressionante e foca no impulso humano em direção à utopia através do progresso tecnológico.
A série de fotografias "Restricted Areas" apura a ambição humana pela perfeição através do registro de infraestruturas soviéticas abandonadas. Tkachenko viaja a regiões agora desérticas - mas que outrora foram centros tecnológicos de grande importância - para registrar imagens dos "triunfos científicos esquecidos, edifícios abandonados de complexidade quase não-humana" e, também, "um futuro tecnolóigico que nunca se realizou".
Melhor, maior, mais forte - esses ideais muitas vezes expressam a principal ideologia dos governos. Para atingir esses padrões, os governos estão dispostos a sacrificar quase tudo. Enquanto isso, o indivíduo deve se tornar uma ferramenta para atingir esses objetivos. Em troca, ao indivíduo é prometido um nível mais alto de conforto [...] Qualquer progresso chega ao seu fim mais cedo ou mais tarde, e isso pode acontecer por diferentes razões - guerra nuclear, crise econômica, desastre natural. O que é interessante para mim é testemunhar o que resta após o progresso ter cessado.
- Danila Tkachenko
A seguir, republicamos uma seleção de imagens do conjunto de fotografias “Restricted Areas”. Veja a série completa, assim como os outros trabalhos de Tkachenko, em seu site oficial e através de sua página no Facebook.